domingo, 30 de setembro de 2012

Dicas Essenciais para uma alimentação mais saudável




Se você não costuma incluir legumes e verduras em sua alimentação diária, comece agora a mudar os seus hábitos. Esses alimentos ainda são as melhores fontes de fibras, vitaminas, sais minerais e outras substâncias essenciais para o bom funcionamento do organismo.


 Consumir frutas em vez de doces naqueles momentos de compulsão é uma das armas para lutar contra o mal da obesidade.


1)      Prefira consumir os vegetais na forma crua sempre que possível. Quanto mais próximos da forma natural estiverem os alimentos, maior será a quantidade de vitaminas e minerais presentes nele.

2)      Cozinhe os vegetais de folhas duras em panela destampada, em bastante água já fervida (em ebulição) para conservar a cor verde.

3)      Os vegetais folhosos de sabor mais forte como repolho, couve-flor, nabo devem ser destampada por pouco tempo. Cozinha-las de mais produz um sabor indesejável, além de escurecer a cor do alimento.

4)      Para que os vegetais vermelhos com beterraba e repolho roxo não perca sua cor durante o cozimento coloque um litro de água. A acidez evita que estes alimentos percam sua cor.

5)      Ponto de cozimento:

Observe o ponto de cocção para cada alimento. Eles devem ficar apenas tenros sem desmanchar. É importante a conservação da forma não só por motivos estéticos como para evitar a perda de nutrientes.

6)      A vitamina C não é resistente a altas temperaturas, por isso, o ideal é consumir alimentos fonte de vitaminas C cruas, sempre que possível.

7)      Cortes de verduras, legumes e frutas devem ser feitos logo antes do consumo. Isso porque quanto menor for o contato entre a parte interna do vegetal e o ambiente, menor será a perda de nutrientes. O mesmo vale para o preparo de sucos.

8)      Uma ótima dica para quem ainda não está habitado a consumir verduras e legumes é começar inserindo-os em sucos. Uma sugestão bem nutritiva é o preparo do de associar as vitaminas C e E, além de ajudar na digestão, diminuindo desconfortos estomacais.

9)      Para incentivar as crianças a comerem frutas, verduras e legumes, abuse da sua imaginação e prepare bolos e tortas recheadas com estes alimentos. Estas preparações são saborosas, ricas em vitaminas, minerais e fibras.

10)  Evite legumes em conserva, como os enlatados, além de terem menos nutrientes, têm maior concentração de sódio proveniente do sal que é adicionado para conservar o produto por mais tempo.

E você, 

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Sobre o Autor:
Janailda Coelho Janailda Coelho É autora e editora do blog Dieta e Beleza. Tem se dedicado a compartilhar informações para ajudar as suas leitoras a encontrar a sua beleza interior e exterior.