sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Como Acabar Com o Estresse





O estresse se caracteriza pelo esgotamento físico e mental, e pode gerar insônia, falta de apetite e até palpitações.
A lição mais importante a retirar de toda esta história é que, com um pouco de reflexão, estas fontes de stress podem ser eliminadas. Veja como:

Identifique as suas fontes de estresse. De todos, este é o passo mais importante. Ser capaz de identificar as suas fontes de stress é o primeiro passo para poder eliminá-las efectivamente.


Pare para pensar 5 ou 10 minutos sobre as coisas que tornam os seus dias e as suas semanas mais stressantes.

Elimine obrigações desnecessárias. A nossa vida está cheia de obrigações, começando com as profissionais e passando pelas familiares, as cívicas, as tarefas domésticas e aquelas ligadas a instituições, associações ou paróquias; terminando nos passatempos, actividades desportivas, culturais e online, entre muitas outras.

Desorganização. Todos temos uma pontinha de desorganização dentro de nós. Mesmo que tenhamos desenvolvido e executado um sistema de organização perfeito para isto ou para aquilo, a ordem natural das coisas é, mais tarde ou mais cedo, o desleixe que, se não for travado a tempo, pode tornar-se caótico, Nunca deixe para amanhã aquilo que pode ser feito hoje.

Atrasado. Estar atrasado stressa qualquer um. Temos de correr para nos arranjarmos, correr para chegar ao sítio aonde já devíamos estar, enquanto estressamos durante todo o processo sobre estar atrasado e que mal que vai parecer!

Controlador. É importante aprender a deixar as coisas fluírem naturalmente, respeitar a forma como as outras pessoas fazem as coisas, aceitar o desfecho das diferentes situações que povoam a nossa existência. A única coisa que realmente pode controlar é você próprio.

Relaxe ao longo do dia. É importante que ao longo do dia, principalmente no trabalho, faça pequenas pausas. Durante alguns minutos.

Alimentação saudável. Obviamente. De mãos dadas com o exercício físico, também uma alimentação saudável e equilibrada é uma excelente forma de expulsar o stress, evitando que ele volte a aparecer. A velha máxima “nós somos o que comemos” nunca foi tão verdade!

Exercício físico. No que toca a aliviar stress, esta dica é senso comum porque… funciona! Para além de aliviar, praticar exercício físico também é uma excelente maneira de prevenir contra o stress.

Chás Medicinais
Malva
Em uma panela, coloque 1 e ½ colher (sopa) de folhas de malva com 1 litro de  água. Leve ao fogo até ferver. Espere amornar, coe e beba 4 xícaras (chá) por dia.

Camomila
Ferva 1 colher (chá) de flores e folhas de camomila e 1 xícara (chá) de água. Tampe e abafe por 10 minutos. Coe e tome 1 xícara (chá) a cada 8 horas.

Arruda
  • Ferva 1 colher (sopa)  de folhas de arruda com 1 litro de água. Espere mornar, coe e beba 1 xícara (chá) a cada 12 horas.
  • Fazer chá da casca da maçã e tomar antes de dormir.
  • Caminhar de 5 a 15 minutos diariamente descalço na terra ou na grama.

Sobre o Autor:
Janailda Coelho Janailda Coelho É autora e editora do blog Dieta e Beleza. Tem se dedicado a compartilhar informações para ajudar as suas leitoras a encontrar a sua beleza interior e exterior.