segunda-feira, 25 de março de 2013

Dieta Vegetariana


Dietas

Adotar uma dieta vegetariana saudável não significa apenas abolir a carne de seu prato e comer o que está sobrar. Você precisa tomar mais medidas para garantir que está atingindo a suas necessidades nutricionais diárias.
Planejando uma dieta vegetariana.
Uma saudável dieta vegetariana é constituída principalmente de alimentos à base de plantas, tais como frutas, legumes, cereais integrais, legumes, nozes e sementes.


Como a ênfase é não comer carne e alimentos derivados da carne, uma dieta vegetariana geralmente contém menos gordura e colesterol, e normalmente inclui mais fibra.
Vegetarianos dividem-se em grupos definidos pela origem dos alimentos derivados de animais que comem:

* Vegetarianos só comem alimentos à base de plantas. Elas não comem alimentos provenientes de animais, incluindo carne, frango, peixe, leite, ovos e queijo.

* Lacto-vegetarianos consomem leite e produtos derivados, assim como alimentos à base de plantas. Eles omitem os ovos, carnes, peixes e aves.

* Ovo-lacto vegetarianos comem ovos, leite e produtos lácteos, tais como queijo e iogurte, além de alimentos à base de plantas. Eles omitem carnes vermelhas, peixes e aves.

* Semi-vegetarianos seguem uma dieta à base de plantas, mas ocasionalmente comem pequenas quantidades de carne, aves ou peixes.
Primeiros passos
Se você estiver pensando em mudar para uma dieta vegetariana, mas não tem certeza onde começar, dê uma olhada nessas dicas:

* Comece com o que você sabe. Faça uma lista das refeições sem carne que você já prepara regularmente, tais como espaguete com molho de tomate ou vegetais.

* Faça substituições. Selecione as refeições que você percebe, poderiam ter facilmente a carne retirada e ainda continuarem saborosas. Você pode se surpreender ao descobrir que alguns pratos requerem apenas substituições simples.

*Experimente novas refeições. Comprar ou peça emprestado um livro de receitas vegetariano. Confira restaurantes que tenha uma cozinha vegetariana. Quanto maior a variedade de alimentos você trouxer para a sua dieta vegetariana, melhor será a chance de você cumprir todas as suas necessidades nutricionais.
Não importa qual sua idade ou situação, uma dieta vegetariana bem planejada pode satisfazer suas necessidades nutricionais. Mesmo as crianças e os adolescentes podem fazer uma dieta à base de plantas, como podem as pessoas mais velhas e grávidas. Se não tiver a certeza se uma dieta vegetariana é ideal para você, fale com o seu médico ou um nutricionista.


Receitas Vegetarianas

Almôndegas de Soja
Ingredientes
·        1 xícara de massa de soja
·        1 xícara de tomate picado
·        Cebola, sal, alho e cheiro verde picado
·        1 colher de sopa rasa de margarina
·        1 ovo
·        3 colheres de sopa de queijo ralado

Modo de Preparo
Refogue, em óleo, todos os temperos e os tomates. Junte a massa de soja e a margarina. Deixe esfriar um pouco e ponha o ovo inteiro. Misture e dê o ponto com um ouço de farinha de trigo. Faça as almôndegas e deixe cozinhá-las em molho de tomate; também podem ser fritas em óleo quente.

Bolinho de Arroz
Ingredientes
·        6 xícaras de arroz cozido
·        1 cebola
·        1 dente de alho, salsinha, cebolinha e pouco manjericão, todos picados
·        3 ovos
·        1 xícara de trigo integral ou aveia fina e pouco sal, ou tempero vegetal

Modo de Preparo
Formar bolinhos e colocá-los em assadeira untada, pincelando a  superfície de cada bolinho com óleo. Assar em forno moderado por 30 minutos. Servir com hortaliças cozidas ou molho de tomates. Se gostar, pode-se misturar 1 xícara de castanhas do Pará picadas.

Biscoito de Aveia e Banana
Ingredientes
·        1 1/2 xícara de farinha de trigo
·        1 colher (chá) de fermento em pó
·        1 colher (chá) de sal
·        1 colher (chá) de canela em pó
·        1 xícara de açúcar
·        2/3 de xícara de margarina
·        2 ovos batidos
·        1 xícara de banana amassada
·        1 1/2 xícara de aveia crua
·        1/2 xícara de castanha ralada

Modo de Preparo
Peneire os cinco primeiros ingredientes. Junte a margarina quase derretida, os ovos e a metade da banana, batendo bem. Adicione a banana restante, a aveia e as castanhas, misturando bem. Deixe cair às colheradas, num tabuleiro untado e asse em forno médio, até dourar. Deixe esfriar antes de retirar da forma.

Taça de Goiaba e Ricota
Ingredientes
·        4 goiabas vermelhas descascadas
·        2 xícaras de ricota fresca amassada
·        1/2 xícara de leite
·        3 colheres (sopa) de mel

Modo de Preparo
Bata as goiabas no liquidificador com um pouco de água. Passe por uma peneira, para separar a polpa das sementes. Reserve. À partem liquidifique a ricota, o leite e o mel.
Distribua metade da mistura de ricota por seis taças. Em seguida, distribua a polpa de goiaba. Cubra com a outra metade de ricota.  Se quiser enfeitar, use fatias finas de goiabas cortadas e quatro folhas de hortelã.


Bolo Nutritivo com Fibras
Ingredientes
·        1 gema
·        1/2 xícara de mel
·        1/2 xícara de açúcar mascavo
·        1 colher (sopa) de margarina
·        1 xícara de leite
·        1 1/2 xícara de farinha de trigo integral
·        1/2 xícara de farinha de centeio
·        1/2 xícara de fibra de trigo
·        1/2 xícara de germe de trigo
·        1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
·        1 clara em neve
·        Uvas passas
·        Ameixa-preta picada

Modo de Preparo
Bata bem, numa batedeira, a gema, o mel, o açúcar e a margarina. Depois, coloque o leite, as farinhas, a fibra e o germe, misturando bem. Passe a uva e a ameixa em um pouco de farinha e coloque na massa. Por fim, acrescente o bicarbonato e a clara em neve. Coloque a massa numa forma com furo central e asse em forno moderado e pré-aquecido. Se quiser, depois de desenformar, polvilhe com coco ralado.

Bolo Salgado de Milho
Ingredientes
·        6 espigas de milho verde
·        1 xícara de leite de soja
·        3 colheres (sopa) de óleo
·        1 cebola ralada
·        Cebolinha picada
·        Sal

Modo de Preparo
Rale as espigas ou bata o milho debulhado no liquidificador. Junte aos demais ingredientes, misturando ligeiramente. Despeje a massa em forma refratária untada, e asse em forno quente até adquirir consistência.



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Sobre o Autor:
Janailda Coelho Janailda Coelho É autora e editora do blog Dieta e Beleza. Tem se dedicado a compartilhar informações para ajudar as suas leitoras a encontrar a sua beleza interior e exterior.